domingo, 30 de outubro de 2011

Pescador captura carpa de 59 quilos na Represa Billings

Os pescadores são famosos por contar histórias fantásticas sobre seus feitos. Ontem, porém, o que a princípio parecia mentira se mostrou a mais pura verdade. Marlinaldo José da Silva, 36 anos, entrou para a história da Represa Billings ao pegar uma carpa de 59 quilos.
Pescador profissional, Naldo, como é conhecido na região, iniciava mais uma manhã de trabalho em São Bernardo, no trecho entre o balneário e a balsa, quando, por volta das 9h, ao recolher sua rede, teve a grande surpresa. Com 1,40 metro de comprimento e 43 centímetros de largura, o peixe deu trabalho ao pescador, que garante ter lutado sozinho com o animal. "A briga foi grande, levei uma rabada na orelha, tentei duas vezes e só na terceira consegui puxar para dentro do barco."
Logo após, o pescador profissional com 20 anos na atividade - ele tem licença para atuar e pode usar rede na represa - e sua carpa se tornaram o centro das atenções no Riacho Grande. Curiosos de toda a região se aglomeraram ao redor do veículo onde o peixe seria transportado. "A vida inteira moro aqui e nunca vi uma coisa dessas", disse Daniel Rodrigues, 30, morador da área, espantado com o tamanho.
Outro morador surpreso foi Osmar da Silva, 56: "Moro aqui desde 1971 e nunca vi um desses. A gente pensa até que é mentira." Um acontecimento como esse, para pessoas como Beth Silva, 48, era apenas "história de pescador". "Não acreditava que havia peixes desse tamanho na Billings, para mim era maluquice."
Segundo Naldo, o peixe é da espécie carpa cabeçuda e não é nativo da represa. Trata-se de uma fêmea de aproximadamente 40 anos. Naldo pretende doar a carpa para a igreja evangélica que frequenta. Se não for aceita, será cortada e vendida na sua peixaria. "A carpa costuma ter gosto de barro, porque ingere muita lama, mas se fizer com um tempero agradável, deixar bastante tempo no têmpero, fica um gosto muito bom."

Um comentário:

  1. Visto ser peixe de sabor nao muito agradavel para alguns, foi lamentavel a morte desta Carpa femea rara pelo tamanho e idade, que poderia continuar a povoar a Represa gerando outras milhares para o consumo na Região!

    ResponderExcluir